Aqui está um blog criado por um quarto de dúzia de jovens, que visa partilhar com o mundo algumas ideias e vivências, que outrora eram discutidas a três!

quinta-feira, abril 24, 2008

O sentido da vida III

Para todos os seres vivos que “pretendam” deixar descendência, existem duas formas de o conseguir. Assexuada e sexuadamente! Aqueles que o fazem assexuadamente, fazem-no “a solo” e deixam uma cópia exactamente igual a si próprios. Já os outros que o fazem sexuadamente, precisam de encontrar um parceiro e deixam uma descendência com aprox. 50% dos seus genes, sendo que os restantes 50% (aprox.) provêm do outro progenitor. É de salientar, no entanto, que raros são os organismos vivos que podem escolher entre uma destas duas formas reprodutivas sendo que apenas uma forma de reprodução costuma estar disponível para os organismos ditos “mais evoluídos” – a forma sexuada! Se diminuirmos ainda mais o espectro de observação, confinando a análise a vertebrados superiores, verificamos que um certo tipo de contacto corporal prolongado – chamemos-lhe “aquilo” – é essencial para a produção de descendência! Assim, temos o fazer aquilo como grande objectivo e missão nas nossas vidas mas para que ocorra um episódio daquilo, é antes de mais, necessário que dois indivíduos, um macho e uma fêmea, se encontrem. Verificado um encontro, e acreditando na existência da liberdade de escolha de cada um (o que deveria ser sempre assim!), aquilo dá-se ou não!


De forma geral, é o macho quem procura e aborda a fêmea e o mesmo verifica-se ao nível microscópico dos gâmetas, em que é o energético espermatozóide que se aproxima do pretensioso óvulo que não faz mais nada para além de lançar uns olhares e de se deixar estar na sua bolha bem no meio da pista de dança.


Mas porque é que as coisas costumam passar-se desta forma? (diria que > 70% das vezes)


E será a ordem natural das coisas assumir que quem deve levar a cabo o papel de promotor daquilo é o macho?




Continua..

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Profile Map