Aqui está um blog criado por um quarto de dúzia de jovens, que visa partilhar com o mundo algumas ideias e vivências, que outrora eram discutidas a três!

domingo, abril 20, 2008

O sentido da vida

Ao conversar com um amigo e ex-colega do curso de biologia ele colocou-me aquela que é, para muitos, a mãe de todas as questões: - “Qual o sentido da vida?”

Eu, apesar de ter-me já questionado várias vezes sobre o assunto, obviamente não tinha o que lhe dizer! E é aí que ele se sai com a resposta: -“Cinco linha, três linha!”


- “O tamanho não importa” dizem uns, “ai isso é que importa” respondem outros. Pois como em quase tudo, eu acho que depende do objecto em questão! Olhemos para o ADN (ácido desoxirribonucleico) por exemplo, de certa forma, senão de toda e qualquer forma, a base da vida (que conhecemos..)! Com 2,3 milionésimos de milímetro de largura e uns impressionantes 6,6 centímetros de comprimento, uma cadeia de ADN é, ainda assim, uma molécula minúscula que sem quaisquer complexos de inferioridade contém alegremente toda a informação genética do indivíduo a que pertence. Mas o ADN é a base da vida e não Vida por si só! Seja na criação de um novo indivíduo unicelular ou na multiplicação de células de um organismo multicelular, é estritamente necessário replicar (“criar nova cópia”) a molécula de ADN da célula “mãe”. Durante a maior parte do tempo, uma molécula de ADN é na verdade composta por duas cadeias de ADN que se enrolam entre si formando uma dupla hélice. Cada cadeia de ADN é por sua vez composta por uma sequência de aproximadamente 200 milhões de nucleótidos (unidade estrutural) que se encontram ligados entre si através de duas ligações - 3’ (3 linha) e 5’. A ligação 3´ liga um nucleótido X ao nucleótido que o antecede e a ligação 5’ liga esse mesmo nucleótido X ao nucleótido seguinte. Poupando-vos à complexa, e na minha opinião assustadora, sequência de eventos implicados na replicação do ADN, o que é importante reter é que esta ocorre ao longo das cadeias de ADN no sentido 5’- 3’.


Agora talvez percebam a piada de abertura, deveras engraçada para um biólogo..


Bem, o facto é que este é capaz de ser mesmo o sentido da vida. Pelo menos a um nível microscópico!




Continua..

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Profile Map