Reza a história que em meados do séc. III d.C., por forma a angariar mais soldados para as frentes de batalha, o Imperador Romano Claudius II proibiu a realização de casamentos. Um sacerdote cristão da época que não concordava com esta medida e que defendia o direito da união matrimonial não esteve de meios modos e violando aquele decreto imperial realizava casamentos em segredo. Isto, até que foi descoberto, preso, torturado e finalmente condenado à morte, condenação esta que se viu concretizada dia 14 de Fevereiro de 269 d.C. Este revolucionário sacerdote chamava-se Valentim e foi mais tarde santificado tornando-se no tão acarinhado patrono dos enamorados.
A história reza também dizendo que na Roma Antiga o dia 14 de Fevereiro era dedicado à Deusa Juno que era a Deusa das mulheres e do casamento. No dia 15 iniciava-se um festival - Lupercalia - que constituia uma celebração ao amor e juventude. Pares de apaixonados eram sorteados e tinham de permanecer juntos durante o resto do festival. (hmm, sou só eu ou isto tresanda a sexo?)
Ah, de notar que na Roma Antiga, Fevereiro era o mês oficial para o começo da Primavera.
Bem, o que interessa nisto é que estas histórias são-no obviamente. Ou seja, não passam de histórias inventadas pelos comerciantes para fazer do 14 de Fevereiro um dia"especial" para os casais de jovens enamorados (e "enamorados" é uma palavra tão bonita..) de forma que a aquisição/ compra de coisinhas bonitas aumente exponencialmente nos dias que precedem esta data.
Como sabem, a Primavera começa aprox. a 21 de Março e acaba aprox. também a 21 de Junho.
Ora, é claro para todos nós que nesta estação os passarinhos cantam e as hormonas não param quietas, mas de facto, só passado um mês - mês e meio depois do inicio desta estação é que os parzinhos se começam a formar.
Por outro lado, passar o ano inteiro na companhia da mesma pessoa não é lá muito comum nos jovens de hoje em dia, por isso quando chegamos a 14 de Fevereiro do ano seguinte, muito poucos são os casais ainda existentes.
E o que eu digo é que esses comerciantes da antiguidade foram bué parvos! Aliás, como os de hoje em dia que ainda não arranjaram uma desculpa para mudar a data. É que mesmo que a Primavera ainda começasse em Fevereiro, o dia dos namorados deveria ser definido, no minímo, 2 meses depois desta data que é quando mais chochos são trocados.
Francamente, já pensaram bem nos cobres que andam a perder?
special thanks to
http://cupido.aeiou.pt/dn/valentim.html who provided valuable info.
e chochos??? qual a ideia da denominação "chocho"? " ai dá-me um chocho!"
eu quero é vigorosos, com vontade e energia! agora, chochos!?